Desafio Michael L. Printz Award


A ideia para esse desafio partiu da Ni, do blog Faz Parte. E quando ela me convidou para participar, teria como dizer não?! Eu sempre tive curiosidade de ler os livros que foram premiados pelo Printz e esse desafio é a desculpa oportunidade que eu precisava!

Mas antes, o que é desse prêmio Michael L. Printz? O Printz é um prêmio anual dos EUA que seleciona os Young Adults (livros do gênero jovens adultos) que exemplificam a excelência em literatura no gênero. O prêmio recebeu esse nome em homenagem a um antigo membro ativo da YALSA (Young Adult Library Services Association) e bibliotecário da escola Topeka West em Topeka, Kansas, que sempre trabalhou para assegurar que os seus estudantes tivessem acesso à boa literatura. Michael L. Printz morreu aos 59 anos em 1996. O prêmio existe desde 2000 e todos os anos elege um ganhador e nomeia outros livros com honra.

Vários livros conhecidos por nós já entraram nessa lista prestigiada, seja como ganhador ou com honra. Alguns exemplos são A Menina Que Roubava Livro, Quem é você, Alasca?, Eu sou o Mensageiro, Loucos aos Poucos e mais recentemente Why We Broke Up, que será lançado em breve no Brasil pela Cia das Letras como Por isso a gente acabou. Um motivo para citar esses livros é mostrar que o desafio não é feito com livros completamente desconhecidos e que mesmo que você não esteja acostumado a ler inglês, ainda pode participar em determinados meses.

Como funciona o desafio? É muito simples! Cada mês representa um ano, ou seja, o mês de Março é para os livros do ano 2000 — então o desafio é ler em Março pelo menos um livro premiado no ano de 2000. Mas como o desafio é mais para incentivar a leitura, você pode ler quantos quiser e não é preciso ler o livro ganhador! Escolha aquele mais chamou a sua atenção. Não precisa ser blogueiro.

Mês de Março – Ganhador do Printz e Nomeados com Honra de 2000
Mês de Abril – Ganhador do Printz e Nomeados com Honra de 2001
Mês de Maio – Ganhador do Printz e Nomeados com Honra de 2002
Mês de Junho – Ganhador do Printz e Nomeados com Honra de 2003
Mês de Julho – Ganhador do Printz e Nomeados com Honra de 2004
Mês de Agosto – Ganhador do Printz e Nomeados com Honra de 2005
Mês de Setembro – Ganhador do Printz e Nomeados com Honra de 2006
Mês de Outubro – Ganhador do Printz e Nomeados com Honra de 2007
Mês de Novembro – Ganhador do Printz e Nomeados com Honra de 2008
Mês de Dezembro – Ganhador do Printz e Nomeados com Honra de 2009
Mês de Janeiro – Ganhador do Printz e Nomeados com Honra de 2010
Mês de Fevereiro – Ganhador do Printz e Nomeados com Honra de 2011
Mês de Março – Ganhador do Printz e Nomeados com Honra de 2012

Entenderam?! Em breve vai ter uma lista completa com todos os livros já premiados pelo Printz, com capa e sinopse! E os livros de Março são:

Monter - Walter Dean Myers
Ganhador

Jovem, negro e com 16 anos, Steve Harmon, um cineasta armador, está em julgamento acusado de assassinato do dono de uma das farmárcias Harlem. Steve lida com a situação escrevendo um roteiro baseado em seu julgamento. Mas, apesar dos seus eforços, realidade é distorcida até que ele não pode mais dizer quem ele é e qual é a verdade.
 Skellig - Davig Almond
 Nomeado com Honra

Michael estava ansioso por mudar para uma casa nova. Mas como sua irmã mais nova está doente, seus pais estão inquietos, e Doutor Morte veio para chamar. Michael se sente impotente. E então ele entra em uma garage desmorando e encontra um ser estranho que vai mudar seu mundo para sempre.
Hard Love - Ellen Wittlinger
Nomeado com Honra


Desde o divórcio, a mãe de John não se aproxima dele, seu noivo quer se mudar e seu pai preferia estar em qualquer outro lugar do que com seu filho em um jantar sexta à noite. Mas é perto da Boston Tower Records que ele conhece Marisol e um amor difícil nasce.

Enquanto a amizade deles é baseada em zines, famílias disfuncionais e sonhos de escaper, logo Marisol e John começam a sair de suas cascas protetoras. Infelizmente, John confunde intimidade com amor e um encontro desastroso no baile destroi sua amizade. Tentando desesperademente consertar as coisas, ele convence Marisol a ir em uma conferência em Cape Cod. E nas praias de Bluefish Wharf Inn, John descobre o quão difícil um amor pode ser.


Speak - Laurie Halse Anderson
Nomeado com Honra

Melinda Sordino estragou uma festa no final do verão ao chamar a polícia. Agora seus antigos amigos não falam com ela e pessoas que ela nem conhecia a odeiam. O lugar mais seguro para estar é dentro de sua própria cabça. Mas nem aí é seguro. Porque tem algo que ela está tentando não pensar, algo relacionado com a noite da festa que, se ela se deixar vencer, destruiria seu disfarce cuidadosamente construído em pedacinhos. E então ela teria que dizer a verdade.

Infelizmente em Março nenhum livro já foi traduzido para o português, mas não desanime! Nos próximos meses aparecerá livros já traduzidos! Se você gostar do desafio e quiser participar, basta postar resenhas dos livros que você leu (no skoob, goodreads ou no blog) e, se quiser, enviar-nos os links que em todos os meses durante o desafio eu e a Ni iremos fazer posts especias! E lembrando: se você não ler em inglês, você pode participar do desafio nos meses em que existam edições em português!

Dica: o Better World Books está com uma promoção — compre 4 livros usados por 18 dólares! Se você quiser saber quais são os próximos livros do desafio para comprar nessa promoção, clique aqui.

16 comentários:

  1. ebaaaa,
    esse desafio é empolgante!
    Já escolhi e comprei 'Speak'... ainda não sei qual o outro *_*

    bjjjs

    ResponderExcluir
  2. Legal do desafio...Mas estou fugindo deles, pois não tenho muito tempo nem pra ler os de parceria XD

    ResponderExcluir
  3. Adorei o desafio Giu, nossa eu acho esse premio mega chique.
    Mas dessa vez não vou participar (por mais que eu QUEIRA e MUITO), mas o meu bolso anda meio (TOTALMENTE) furado então...
    Mas já li dois livros que ganharam o Printz, "A Minha que roubava livros" que é lindo, tocante e sublime e o "Loucos aos poucos" que achei legal, mas muito gigante e com muita cena desnecessária, parece que a autora começou a enrolar do meio para o fim do livro só para ele ficar ENORME e ele realmente ficou. Para mim ele seria ótimo se tivesse apenas 300 das 700 páginas. hahaha
    Adorei a ideia, e super apoio! =D

    Beijão
    Will
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir
  4. Acho a ideia do Desafio um máximo. Se eu pudesse participava. E foi legal saber um pouco sobre este Michael L. Printz. Gostei das sinopse de Skellig e Monster. E já vi o filme baseado no livro Speak, é um pouco triste, não gostei! Odeio ver história que me deixam super triste.
    Tenho a impressão de que o Better World Books é o paraíso para leitores...

    ResponderExcluir
  5. Eu queria participar, mas a maioria é livro em inglês, então não da :/

    ResponderExcluir
  6. Devem ser dicas muito boas mesmo, mas pena que não posso participar... meu inglês é péssimo e ainda não me animo a ler... mas em breve... em breve... XD

    ResponderExcluir
  7. Giu,
    Vou participar! YAAAAY!!
    Uns tempos atrás eu estava procurando livros que ganharam ou foram nomeados com hona pelo Printz pra ler, esse desafio veio na hora certa!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. ADOREI o desafio! Tem muita coisa que eu quero ler que foi indicado ao Printz, então... Nesse mês tem Speak!
    Gostaria de dizer que com certeza vou participar, mas não sei se você conseguir. Estou no desafio clássico do NUPE, organizando os seis meses com Shakespeare com a Nat do Nat Puga E resolvi mudar pra Letras esse ano - o maior desafio de todos, vai me tirar muito tempo.
    Mas vou tentar e gostei muito da proposta.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Giu eu adori o desafio, mas acho que não darei conta de participar. susushsus

    Karlinha
    Coffie and Movies
    www.coffieandmovies.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adorei o desafio! É bem legal esse tipo de desafio, até porque a maioria dos livros que foram premiados eu nunca li. (:
    Vou tentar participar, apesar de não saber se darei conta dos livros.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. vou tentar participar *_* os livros parecem muito legais! nem imaginava a existência de um prêmio para YA - é um gênero por vezes subestimado...

    ResponderExcluir
  12. Gostei do desafio, Giu! *-*
    Eu já ouvi falar desse prêmio, por conta do Markus Zusak (autor de "eu sou o mensageiro") <3
    Acho que vou participar mas com livros em português rsrs

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Há tempos quero ler Hard Love!
    Essa é a descul.. digo, oportunidade perfeita! :)

    ResponderExcluir
  14. Adorei, Giu!
    Se eu estivesse podendo gastar, participaria.
    Mas, por enquanto, vou ficar sem fazer parte.
    Talvez ano que vem, quando eu for pra NY, traga alguns, rs.
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...