Resenha: Trilogia Jogos Vorazes (Jogos Vorazes, Em Chamas, A Esperança)

Resenha SEM spoilers! :)



"Verdadeiro ou falso?"
Resenha:
Esta vai ser uma resenha difícil, em parte porque a trilogia é tão awesome que qualquer palavra que eu use não vai ser o suficiente, e em parte porque essa trilogia é SUPER famosa e praticamente todo mundo já leu e eu fui um dos últimos seres humanos a ler.

Eu sei que não é bem a verdade, mas MUITA gente já leu ou já ouviu falar de como essa leitura é épica. Então, para não entediar ninguém até morte, vou resumir bastante: Jogos Vorazes é uma distopia — houve uma guerra que deixou destruiu os Estados Unidos (não há menção dos outros países) e, após a guerra, o país Panem foi criado. Panem é dividido em 13 Distritos e Capital, a principal cidade. O Distrito 13 foi destruído na única revolução que existiu e desde a revolução, para lembrar aos cidadãos quem tem o poder, foi criado os Jogos Vorazes.

Como ele funciona? É sorteado em cada Distrito um menino e uma meina, de 12 a 18 anos, e eles são enviados a Capital, onde são embelezados até que estejam decentes para se apresentar para a população fútil da Capital. (Caso você não tenha percebido até aqui, a maioria esmagadora dos cidadãos de todos os Distritos é submissiva, vive em sitauções decadentes e trabalha com pouca remuneração.)

No dia da Colheita (dia em que são sorteados os tributos, como são chamados aqueles que vão para os Jogos), Katniss Everdeen tem 16 anos, perdeu o pai numa explosão de uma mina de carvão que ele trabalhava e sustenta sua família caçando ilegalmente na floresta junto com seu melhor amigo, Gale. Gale tem 18 anos e esse é seu último dia de Colheita, sua última chance de ser sorteado. Mas ele não o é, o tributo do Distrito doze é Peeta Malerk, filho do padeiro.

Katniss está mais do que preparada para ser chamada, pois sabe que suas chances são grandes, mas não esperava pelo baque que sentiu ao ouvir o nome de Prim, sua irmã de 12 anos, ser anunciado. Desesperada e temendo pela vida dela, a única pessoa que ela já amou, ela se oferece como tributo. (CENA ÉPICA, ALERTA, CENA ÉPICA.)

É assim que os dois partem para a Capital, experimentam do bom e do melhor, até que são levados a Arena — onde os jogos se passam. São 24 tributos e apenas um poderá ser o vencedor.

Só vou contar até aqui que de enredo, o que é bem pouco levando em conta os três livros.

Eu sabia que os livros seriam bons e não me decepcionei. Li os três em quatro dias porque a leitura é viciante desse jeito. Não tem como você não ficar nervosa, preocupada, desconfortável e esperançosa com tudo que a Katniss e o Peeta enfrentam. Gale, o melhor amiga de Katniss, sempre aparece nos pensamentos de Katniss, e seu papel cresce a partir do segundo livro e se torna crucial no terceiro.

Enquanto Jogos Vorazes é livro muito bom, Em Chamas leva o leitor a outro nível de awesome. E de crueldade. É aquele livro que te faz sofrer e se perguntar "POR QUÊ? POR QUÊ? POR QUÊ?". O final desse livro nos deixa com um gostinho de esperança, daqueles que nos fazem acreditar que o terceiro livro só será sorrisos...

E nós percebemos rapidamente que não, o terceiro livro, A Esperança, é o mais denso e pesado. Já nem sentia mais raiva da Capital, dos Jogos Vorazes e dos poderosos que passam por cima de tudo e de todos para conseguirem o que querem. Estava com tanta raiva que já tinha se tornado angústia. Fiquei tão angustiada com as injustiças cometidas contra a Katniss e o Peeta ao mesmo tempo que um final feliz se tornava cada vez mais distante...

Mas enquanto Suzanne Collins sabe quebrar o coração do leitor, ela também sabe recolocar cada pedacinho no lugar. A Esperança termina com aquela sensação agridoce: mesmo depois de todo o caos que as personagens passaram, mesmo que elas tenham sido marcadas físico e psicologicamente, elas ainda conseguem encontrar, de uma forma ou de outra, uma maneira de seguir em frente — seja se afastando, seja se aproximando, seja perdoando e até mesmo se apaixonando.

Eu adorei a trilogia Jogos Vorazes e pretendo reler em breve! Leitura mais do que recomendada!

5/5

Skoob: adicione.
Compre: {Fnac} {Saraiva}



O filme estreia 23 de Março de 2012. Parece que vai ser bem fiel ao livro! :) 

17 comentários:

  1. Oinnnn >.< Que fofo o que escreveste no final. Ok, ok. Fofo não combina com a Collins :D

    Estou com eles pra ler e tanta expectiva me deixa receosa...


    Beijocas,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  2. Eu li o primero e estou tendo calafrios ao ler essa resenha Giu. Eu PRECISO dos outros livros! Que gastura senhor! Essa série é sem dúvida a minha preferida no momento.
    Como sempre a resenha foi muito bem feita! E você conseguiu colocar em palavras uma sensação que eu tinha ao ler o livro, angústia, vontade de chorar com tudo aquilo. Até hoje quando eu lembro, vejo o trailer ou ouço Safe and Sound... Da aquela pontadinha no peito. Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei que você usou os três em uma resenha só. É ótimo pra quem tem interesse em ler e é melhor ainda porque não há como colocar spoiler algum quando se juntam os três -você tá falando da série e não de um em um. Tá de parabéns por isso, Giu! Que bom mesmo que você gostou.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. OMG! Que resenha, repito, que resenha mais legal.Amei!
    Eu esperava ansiosa por uma resenha de Jogos vorazes neste blog, e quando entrei hoje e vi ela,eu fiquei dando pulinhos.
    Eu já li a trilogia inteira, o mundo que Suzanne Collins criou é simplesmente único e eu não tenho nem como explicar como essa série mexeu comigo, ela me fez pensar na possibilidade de a sociedade atual poder virar uma "Panem" no futuro, ela me mostrou o lado mais obscuro da alma humana, me mostrou que em uma guerra nenhum dos lados é inteiramente certo, que na maioria das vezes, somos nós, os seres humanos, que fazemos nossa própria destruição, mas ela também me mostrou que mesmo com tudo isso, é sempre possível surgir a esperança e o amor.Confesso que o mais doloroso de ler foi "A esperança", e toda vez que eu me lembro do livro já me dá um aperto no coração(Suzzane sabe como deixar seus leitores com depressão, hehehe)
    Amei o jeito como você inseriu os três livros em uma unica resenha. Estou com o coração na mão esperando março chegar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Passei para conhecer o seu blog,
    beijos

    ResponderExcluir
  6. EU SABIA! Tinha certeza de que você iria amar também essa trilogia, apesar de eu já ter lido desde ano retrasado o primeiro livro e ja tendo o segundo aqui em casa, não consegui pegar ainda acredita? Ao mesmo tempo que eu quero ler, fico me torturando que se eu ler TUDO de uma vez pode acabar e depois disse não vai restar mais NADA, só os filmes!!
    Amei a sua resenha, está tão completa e free spoilers da série!

    Beijos
    Will
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir
  7. Oi Giu,
    Você não foi um dos últimos seres humanos a ler, não, eu também enrolei horrores e só fui ler a série agora nesse comecinho do ano!!
    Mas quando comecei, li um seguido do outro, de forma enlouquecida e terminei ontem de ler A Esperança. Sofri horrores com o último livro. Achava que já tinha sofrido o suficiente com os 2 primeiros mas o último é tão angustiante que terminei de ler de madrugada e quem disse que eu consegui dormir depois?
    Gostei bastante do final (Verdadeiro ou falso?/Real or not real?), mas eu queria um pouquinho mais de desenvolvimento para termos pelo menos uma sensação maior de final feliz...rs
    Mas se tem uma coisa que não perdoo a dona Suzanne é pelo Finnick.... =(
    Enfim, publiquei no meu blog resenha do primeiro livro, depois dá uma olhada
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. YAY, VOCÊ AMOU JOGOS VORAZES! Não sei muito o que dizer. Essa trilogia é maravilhosa e triste e linda e angustiante e instigante e muito bem escrita.
    Mas fiquei decepcionada com o final de Mockingjay. Aliás, teve muita coisa que não gostei nesse livro. Acho que uma história tão awesome merecia um final melhor. Mas pelo menos ele conseguiu mostrar os horrores da guerra com bastante força, já que esse era o foco (acho que era inevitável que acontecesse).
    Quero tanto tanto tanto que 23 de março chegue logo (mentira, não tenho certeza. Porque março - aulas, né?). Espero que o filme não decepcione, pelo trailer parece incrível e muito fiel.

    Parabéns por conseguir escrever uma resenha de todos os livros sem spoilers! Missão quase impossível haha

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. não ouvi mts críticas a jogos vorazes até agora. tipo, detestei o ultimo livro, mas a série em geral é quase perfeita *_* hahahah tb não perdôo a dona suzanne collins pelo finnick, como alguem disse lá em cima. mas enfim, parabéns pela resenha, quase sem spoiler!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Está rolando uma promoção bem legal lá no blog! Confere lá: http://migre.me/7t2i2

    ResponderExcluir
  11. Eu sou uma das poucas pessoas que não leu Jogos Vorazes ainda, mas é porque eu estava esperando sair o último volume. Sou do tipo que odeia finais tristes e, apesar de ter ouvido falar que o final não é exatamente "feliz", sei que não é totalmente triste. Agora, estou louca pra ler, porque sempre ouvi só falarem maravilhas desse livro.

    E agora com o filme estreando em março, tenho que lê-los o quanto antes, porque, se eu ver o filme primeiro, depois não vou conseguir ler os livros mesmo.

    Adorei a resenha. =D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li Em Chamas e A Esperança, mas estou ansiosa! Eu amo as capas desta trilogia! Resenha: 5/5 como sempre!

    ResponderExcluir
  13. Terminei de ler Em chamas essa seaman e a leitura foi ainda mais espetacular do que JV. Estou anciosa pra ler A esperanca, mas ao mesmo tempo nao quero que acabe.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  14. Giu...
    é assim. Nem comecei a ler, mas quando vejo aquele trailer e vejo a Prim ser chamada e a Kat se oferecendo para o lugar dela eu gelo! E menina, só de ler o que vc escreveu e lembrar a cena ja estou arrepiada! Tipo, vou pirar ao ler!

    AI vc fala que Em Chamas é uma coisa e a unica esperança em A Esperança é o nome do livro... Ceús.. Lerei ao menos o 1º antes de ver o filme!!
    Thanks pela resenha!

    beijoss
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  15. imaginem só a um ano atras eu nem sabia que a sequencia de livros jogos vorazes existia e olhe eu agora sou completamente apaixonada pela trilogia o modo que a autora reflete a vida de cada personagem é incrível eu não tenho palavras para descrever o quanto eu adoro tudo isso ainda mais agora que podemos ver nossa paixão nas telonas e não venho a hora de em chamas nos cinemas como eu vi nos livros valeu suzanne collins beijos e ate a próxima. adoro jogos vorazessssssssssssssssssssssssssssss!

    ResponderExcluir
  16. Uma trilogia que todas as palavras do mundo não poderiam descrever...é bem por aí mesmo..rs
    Qdo li o primeiro JV quase tive um treco esperando Em Chamas e A Esperança..e qdo terminei esse, quase morri de raiva..rs(não vou soltar spoillers)
    Suzanne conduziu tão bem o enredo, q fica complicado terminar a trilogia sem esse gostinho agridoce na boca..raiva, amor, ódio...perguntas sem respostas.
    Resenha perfeita,vc conseguiu traduzir nas letras o sentimento exato que os livros trazem.rs
    Parabens!

    ResponderExcluir
  17. Oooi : ) , amei sua postagem e tudo aqui. E já estou seguindo! Se não for incomodo, podia visitar e seguir o meu? Estou esperando a sua visita. Fique com Deus http://blog-everygirl.blogspot.com.br/ "

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...