Resenha: A abadia de Northanger

Um dos livros que li para o Desáfio Clássico.

Resenha:
Esse foi o segundo livro que li da Jane Austen e m pouco diferente de Orgulho e Preconceito. A abadia de Northanger foi o primeiro romance de Jane Austen, mas só foi publicado postumamente.

Catherine Morland, protagonista do livro, é descrita como uma jovem de 17 anos que não era a mais bonita de sua família de várias irmãs e irmãos e não tinha algum talento que destoava. Mas logo no início do livro nos deparamos com o seguinte quote: "Ninguém que tivesse conhecido no passado a menina Catherine Morland poderia ter presumido que ela nasceu para ser uma heroína."

Só essa frase fez com que eu desconfiasse da sua descrição de uma menina normal e não acreditasse plenamente no narrador. Ela é convidada para ir até Bath passar uma temporada com seus vizinhos. Chegando lá, conhece e vira amiga de Isabelle Thorpe, uma personagem criada para demonstrar como a sociedade daquela época era movida por interesses, e também conhece seu irmão, John Thorpe, um cavalheiro um tanto quanto impertinente e desagradável.

Ela também conhece Sr. Tilney, que mexeu com o coração de Catherine. Após algumas semanas em Bath, ela é convidada para passar algumas semanas com a família Tilney, que reside em uma abadia — a abadia de Northanger.

Catherine é uma leitora assídua de romances góticos e sua imaginação foge do controle ao chegar em Northanger, pois tudo aponta que um crime foi cometido lá.

Como eu disse anteriormente, esse livro é diferente pelo tom de sua narrativa: o leitor percebe um fundo de ironia, como se ela estivesse ironizando a sociedade que só visa dinheiro, ao mesmo tempo fazendo uma paródia de um romance gótico. É um livro muito divertido, se você perceber o que e por que ela ironiza certas cenas!

4/5

Skoob: adicione.
Compre: {Fnac} {Saraiva}


9 comentários:

  1. Eu só li Orgulho e Preconceito até agora e estou meeeega ansiosa para ler outros romances da Jane. Tá chegando para mim Persuasão e Razão e Sensibilidade *----*
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nada da Jane Austen, acredita? Recentemente comprei Pride and prejudice e não vejo a hora de ler, já que muuuuita gente é doida por ele! :)
    Vi esse livro para vender no supermercado e tava super batatuxo ^^ Vou ver se dou uma chance a ele.
    Beijo, Giu :*

    ResponderExcluir
  3. Oi Giu!
    Eu estou estagnada em "Emma", mas pretendo prosseguir com a leitura, nem que seja só pelo Desafio Literário 2012.
    Ainda assim, Jane Austen é uma autora cujos livros eu tenho muita vontade de ler :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca quis ler este livro, mas depois da sua resenha...
    Acho que tem na biblioteca, depois eu vejo!

    ResponderExcluir
  5. Ahhh com certeza deve ser demais mesmo!! E romance gótico, amooo!!! Dica perfeita a JA sempre é uma boa dica!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Giu!!
    Achei a história interessante e fiquei com vontade de conferir de perto este livro. Espero ter a oportunidade de ler algum dia.
    Adorei a sua resenha!!
    Bjos.


    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  7. Jane Austen, taí uma escritora que nunca li, mas tenho vontade de ler. Mas pelo ego de leitor do que pelo trabalho dela rsrs

    Mas a resenha ficou muito bem feita, gostei bastante. Realmente me deu vontade de ler, até pensei em ler essa semana, mas com a fila de livros pra ler, vai ser difícil rsrs

    Legal esse lance da ironia. É sempre bom ler uma história em que o narrador tem uma personalidade. Gostei xD

    grande abraço!


    @Pedro_Almada
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Giu!

    Eu adoro a Jane Austen e gosto muito da Abadia de Northanger! Eu concordo com você, a graça do livro está em vê-lo como uma paródia do gênero gótico e perceber as ironias e críticas que a autora faz, porque eu já vi muita gente criticar o livro porque leu sem ter isso em mente.

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nenhum livro da Jane. Acho que esse vai ser o primeiro, pois o ganhei e só estou esperando chegar.
    Eu gostei da resenha e acho que vou gostar do livro, pelo meno assim espero. ^^
    O título sempre me chamou a atenção. Me passa algo que me faz querer ler a obra. Pois é, enquanto algumas pessoas compram livros pela capa, eu vejo logo o título. uhauha...

    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...