NaNoWriMo & Eu #1


Esse ano decidi colocar o medo, a preguiça e a procrastinação de lado e participar do NaNoWriMo. Pra quem não sabe, é National November Writing Month, ou seja, um mês em que VÁRIAS pessoas se propõem a escrever 50 mil palavras em um mês. Ou seja, UM LIVRO! 

Eu sei, EU SEI que vocês estão pensando: "mas que tipo de livro BOM fica pronto em um mês?" Bom, com certeza não o que eu pretendo escrever. O NaNo visa quantidade e não qualidade, não em Novembro, de qualquer forma. O objetivo de participar é escrever 50 mil palavras, sejam elas boas ou ruins. E então em Dezembro começa a revisão.

De tudo que eu já li sobre escrever, uma das coisas que eu nunca esqueci foi: escrever é reescrever. Mas para reescrever, você precisa ter um manuscrito, um rascunho, ALGUMA coisa. E no final de Novembro, você vai ter 50 MIL PALAVRAS e aí sim você poderá partir para a próxima etapa: reescrever, várias e várias vezes.

Pessoalmente, começar a escrever pra mim é a PIOR. PARTE. Acho que pra maioria é ao contrário, mas parece que eu estou arrancando um dente. Eu gosto de escrever o meio e o final, as cenas que são cruciais, e revisar. Eu adoro adoro adoro revisar! Então, o NaNo pra mim é escrever-o-máximo-possível. Mesmo que eu não termine, mesmo que eu não chegue às 50 mil, o começo já vai estar escrito (e esperando para ser revisado!).

Eu já acompanhei, mas não participei, de dois anos do NaNo. No primeiro, estava no segundo colegial e só pensava em estudar. No ano passado, como estava no terceiro colegial, não podia nem pensar em participar, por mais que quisesse. Prometi que assim que eu entrasse na faculdade, iria participar. Eu quase desisti esse ano, por causa das provas no final do mês, mas então lembrei de que se eu não participasse esse ano por causa da faculdade, QUANDO eu iria participar? Percebi que só estava criando desculpas... Por isso, se você tem vontade, dê uma chance! Não deixe para o próximo ano! :)

Pra quem gostou da ideia e quiser participar, algumas dicas:

- outline, ou seja, pense em um enredo, nos personagens principais. Não precisa fazer uma linha do tempo detalhada (eu fiz, mas porque essa história está pronta há muito tempo), basta pensar dessa forma: crie uma personagem e crie um problema para ela. Aí o resto, como personagens secundários, vai surgir gradativamente! Existem pessoas que preferem começar uma história sem saber nada sobre ela e só escrever, mas isso é algo que você descobre com o tempo! :)

- escreva. Por mais ruim, por mais bobinho, por maior que seja a vontade de jogar o computador pela janela e pular junto com ele, NÃO DESISTA. Vai ser difícil? DEUS, SIM. Mas só pense que no final de Novembro você vai ter uma história com começo, meio e fim. E posso dizer uma coisa? Não tem sensação melhor do que essa.

- encontre alguém ou grupo de pessoas que vão participar também. Festas de lamentações em grupo são bem melhores do que ficar se choramingando sozinha. E sem contar que eles vão te ajudar, te apoiar e, principalmente, te encorajar.

- arranje tempo no seu dia. Eu sei como Novembro é corrido para algumas pessoas, inclusive para mim. As duas últimas semanas do mês são de provas — não quero nem pensar nisso ainda —, mas eu vou tentar me esforçar ao máximo pra escrever as 50 mil palavras. E tentar escrever em cada minuto livre!

- e por último, e talvez mais importante, se você não conseguir em Novembro, você pode fazer um NaDecWriMo ou um NaJaWriMo. Você pode criar metas pra si mesmo, o NaNo é só um estímulo para você começar. Então se só conseguir 20 mil, não desanime! HELL, olha quantas palavras você escreveu! Só não vale parar no primeiro dia de Dezembro, porque todo o esforço vai ter ido por água abaixo.

Pensei em fazer um diário, por vídeo ou escrito, contando como eu estou me saindo! Quem for participar e quiser fazer um também, me avise nos comentários! 
E BOA SORTE PARA TODOS!!!!!!!!!




Eu, minha camiseta "CAMP NANOWRIMO" (ao contrário, foto tirada na webcam) e as pesquisas, enredos, textos, cenas e várias e várias tentativas de montar uma história (também conhecido como caderno).

18 comentários:

  1. Amiga, vai fundo! Eu não vou participar pq não sou nada boa em escrever! heheh


    Um beijoO

    ResponderExcluir
  2. Eu vi sobre isto no The Story Siren, parece que a Kristi vai participar tb, mas não sabia mto bem oq era. Achei super legal!
    Me inscrevi tb., pois já tentei escrever várias vezes mas sempre largo no meio do caminho, qm sabe isto não é uma forma de me estimular a ir até o fim? Vou tentar. Já tenho algumas ideias encaminhadas...
    Boa sorte pra a gente, neh?! rsrs. Vou ter q deixar de dormir!rsrs. Loucura! =0)
    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Giu!
    Muito legal sua iniciativa, tomara que você consiga. Acho que todo blogueiro tem vontade de escrever algo seu, mas cadê o tempo, a vontade, a oportunidade. A gente tá sempre protelando, sempre inventando desculpas. Eu mesma sou assim...
    Quero acompanhar seu progresso, não deixe de nos contar, ok?

    B-jussss e boa sorte!♥

    ResponderExcluir
  4. Aaaaaaaaai eu adorei! A ideia central é ótima, e incentiva várias pessoas como você a participar! Depois eu quero ver essa estória heim? haha. Com certeza vai ficar ótima, boa sorte!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Giu,
    Eu acho esse projeto tão legal, mas nunca me animei em participar. Até porque, quando tem relação com escrita, eu nunca consigo terminar um projeto - que não tenha relação com meu trabalho, claro. Tenho várias histórias escritas pela metade perdidas pelo computador que eu nunca terminei, e estão à espera do dia em que terei um surto de inspiração, hehe
    Mas, enfim, boa sorte, querida! Vou ficar torcendo =D
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Gostaria mt de participar, minha cabeça é um ninho de histórias, mas como é o último ano eu ainda tenho que estudar e mt, assim como vc, espero que ano que vem eu participe. Ah e eu faço q nem você, sempre anoto tudo referente à história em um caderno e vou juntando tudo que tem a ver... haha, ajuda muuuuito.
    Ótimo post! Amei a camisa!


    Patrik Ruam,
    Garoto entre Livros.
    www.garotoentrelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei a ideia! E vou tentar fazer uma imitação do NaNo em dezembro sozinha, porque esse mês não vai ter como.
    Faz o diário sim!! Vai ser muito legal acompanhar a sua experiência. =)

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar, mas esta é a primeira vez que leio a explicação. Achei bacana! Ultimamente escrevo bastante e tenho algumas histórias inventadas no papel e na cabeça, mas é só para meu próprio divertimento:)

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, não conhecia o Nano e fiquei muito feliz em conhecer. Acho que é tudo o que eu precisava para finalmente tirar minhas ideias do fundo da cabeça, haha. Já me inscrevi e comecei a escrever hoje, espero que consiga concluir as 50 mil palavras até o final do mês. Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Ah Gui que legal esse concurso, adoreii muito! Vc vai se sair bem, com certeza! E faça o diario, com certeza vai ser legal, acompanhar o teu desenvolvimento, se tivesse tempo até participava, pois o concurso é muito massa! Mas infelizmente não vai dar! XD
    Boa Sorte! \o

    ResponderExcluir
  11. Ainnn q legal Giuuu! Adoreeeei, nem sabia que isso existia...

    Espero ano que vem poder participar :D

    Beijos,
    Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá passei para conhecer seu blog ele é muito meneiro super organizado com ótimo conteúdo gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho voltarei mais vezes no seu encantador blog que DEUS ilumine seus caminhos e de seus famíliares
    Desejo muito sucesso

    ResponderExcluir
  13. Adorei a ideia, pena que não posso participar. Quem está no terceiro ano agora sou eu! :X suahsausah
    Boa sorte com seu livro, espero que consiga escrevê-lo. Fiquei curiosa para conhecer sua história! asuhsasausah :D
    Eu também acho a parte de começar a escrever bem difícil, nunca acho que está bom o suficiente e apago para reescrever. :X asuhsasuah
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Giu!

    Obrigada pela visita ao blog, volte sempre!

    Gostei muito do seu blog, sempre que puder passo por aqui;)

    Bjks

    ResponderExcluir
  15. Nossa, que bacana!
    Eu ainda não tinha ouvido falar disso e achei a idéia bastante legal!
    Eu, assim como você, prefiro escrever o meio e o fim da história, e revisar! Revisar é a melhor parte! O começo é muito dificil!
    E eu não consigo começar uma história sem saber nada não. Eu crio cada personagem e penso em cada detalhe da vida dele, e só assim eu começo a escrever. Não sei se é a melhor forma. rs

    Enfim, boa sorte!!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  16. Adorei: 'por maior que seja a vontade de jogar o computador pela janela e pular junto com ele..'
    Estou rindo até agora.:)
    Estou torcendo por vc (e acompanhando pelo twitter seu progresso..srsr)!
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  17. Ai Giu, achei isso perfeito. Sério mesmo, como eu quero, Tenho uns oito projetos de livros aqui em casa, só com sinopse e nada de eu escrever, ando meio sem inspiração. E agora eu fiquei com vontade né?
    Lembra aquela estória que te enviei? Então será que dá para participar com ela? Ou tenho que escrever do zero hen? Ai que saco, estou indeciso agora e no meio de um bloqueio.
    Onde que fica o site original do projeto, quem criou. Aiai, tantas perguntas, acho melhor te enviar um e-mail né? HAUSha
    Ahh e assim que terminar, pode dizer que vai me deixar ler seu livro? Você deve ser uma autora como Saraha Dessen, não me pergunte o porquê eu disse isso, simplesmente imaginei você assim! HUASh

    Beijo
    Will
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir
  18. Giu, como você se saiu no NaNoWriMo, afinal?
    Beijos :*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...